O que te deixa mais perto do sucesso nos negócios é a prática… Se você vende em Marketplace ou tem sua própria loja virtual, precisa usar as redes sociais para:
Gerar valor para seu cliente
Todo mundo tem a tendência de tentar escapar porque sabe que essa conversa vai acabar com alguém tentando te fazer comprar algo. Afinal, comprar significa perder dinheiro. Mas, se você gerar valor, as pessoas não vão associar a compra na sua loja como uma perda, mas, sim, como um ganho.
Você pode gerar valor oferecendo conteúdo de qualidade para as pessoas. As suas postagem não devem ser ofertas e produtos, mas imagens que chamem a atenção do seu consumidor.
Atrair as pessoas
Não se esqueça nunca de usar as Hashtags. Quando um usuário pesquisa #saia, por exemplo, ele é direcionado para uma página com postagens que tem essa hashtag. Usando-as, você deixa as suas postagens facilmente visíveis para pessoas que já tem interesse no seu conteúdo. Por isso, as hashtags são eficazes para atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio.
Manter relacionamentos
Além disso, o Instagram é uma plataforma perfeita que acaba com uma das maiores dores de cabeça no atendimento: a burocracia. Geralmente, para fazer uma reclamação ou tirar uma simples dúvida, você precisa usar e-mail, tem que esperar por uma resposta longa para ter o problema resolvido.
Pelo Direct, pode ser um processo menos formal e prático, deixando as pessoas mais confortáveis para entrar em contato com você. Se for uma questão sobre algum produto, podem enviar rapidamente vídeos ou imagens do problema encontrado.
E por que alguém gostaria de facilitar o processo de "reclamação" do cliente? Por Feedback. Não tem ninguém melhor do que o seu cliente para dizer como anda o seu negócio. Se você usar o seu Instagram para receber Feedback dos seus clientes, certamente você terá um melhor direcionamento para onde evoluir a sua empresa.
Os seus produtos demoram para chegar? Eles estão com boa qualidade? O seu site é funcional? O processo de compra é prático? Todas as respostas à essas perguntas você pode conseguir do seu cliente, deixando o seu direct aberto para conversas.
Por isso, seja atencioso, escute e pergunte ao consumidor qual foi o problema. Responda mensagens sempre o mais rapidamente possível. Mesmo depois da questão ter sido resolvida, entre em contato outra vez para perguntar se agora deu certo e se você pode ajudar em outra coisa.
Se você demonstrar que tem preocupação e que realmente se importa com a experiência de compra da sua audiência, ela ficará mais confortável para comprar da sua loja.
Gerar autoridade no assunto
Um gatilho mental que pode ajudar muito nas suas postagens no Instagram é Autoridade. Pense em propagandas de produtos de saúde e bem-estar… A própria marca de pasta de dente, Colgate, diz que é "A marca número 1 em recomendação dos dentistas", certo? Ela está mostrando que especialistas no assunto garantem que o produto é de qualidade.
Em uma propaganda de remédio que você nunca ouviu falar, por outro lado, imagino que o Drauzio Varella faria muito mais diferença do que o cantor Thiaguinho. A sua confiança de que o remédio funciona seria maior.
Isso é autoridade
Digamos que você venda roupas esportivas. Faça postagens sobre exercícios físicos, sobre vida saudável, dicas para comer melhor, playlist de músicas para escutar na academia… É um mar de oportunidades. E não necessariamente precisa ser sempre no seu Feed, os Stories estão aí para isso.
Quando se atinge 10 mil seguidores, o Instagram permite que você adicione link aos Stories. Você pode criar histórias criativas, como os exemplos acima, e oferecer rapidamente o link de compra. Mesmo que você não tenha tantos seguidores, é uma ótima forma de manter contato com o seu cliente e gerar engajamento.
Como gerar engajamento
São elas:
O primeiro passo para saber o que você deve postar no Instagram é conhecer quem segue a sua página. Quem é a sua persona. Se você não souber o que o seu cliente gosta, quais são as suas dores e o que ele deseja, você nunca vai descobrir quais postagens ele vai se interessar. Para descobrir quem é a sua persona, faça uma pesquisa com a sua audiência. Pergunte para ela!
Como eu disse, rede sociais são feitas para manter contato, então se relacione. Converse com os seus clientes, pergunte o que eles gostaram e não gostaram. O que eles mudariam? Por que eles compram de você? Quais sãos suas objeções? Mapeie o que as pessoas forem te dizendo e vai conseguir planejar boas postagens para envolvê-las.
2 - SEJA ESPECÍFICO
Agora que você já identificou a sua persona, precisa escolher um assunto específico para falar sobre na sua página. Se você criar um conteúdo genérico, sem um foco e um tema definidos, a sua audiência não vai se conectar diretamente com a sua postagem.
Voltando ao exemplo das vendas de roupas esportivas, você pode falar sobre vários assuntos diferentes. Mas talvez a sua persona, por mais que faça exercícios, não tenha preocupação em comer de maneira saudável… Neste caso, não faz sentido fazer postagens sobre esse assunto, já que ninguém vai se identificar. Fale sobre o que os seus seguidores vão se interessar.
3 - ANALISE A CONCORRÊNCIA
Além de decidir qual tema você vai falar, precisa prestar muita atenção na concorrência. Se você falar sempre sobre a mesma coisa que outros perfis também estão falando, você não vai se destacar e será esquecido facilmente. Então, preste atenção para não fazer igual aos seus competidores. Seja criativo e inovador para que a audiência encontre valor nos seus produtos.
4 - TENHA UM OBJETIVO CLARO
Suas postagens devem ter um objetivo claro. Esse objetivo pode estar ligado ao engajamento, alcance, resposta, vendas… Você é quem decide. O importante é que, no final das contas, esse resultado deve ser mensurável. Afinal, se não puder mensurar se conseguiu o que queria com as postagens, não vai entender o que precisa mudar e o que deve potencializar.
O instagram não é seu inimigo!
Em 2018, um levantamento da Nuvem Shop mostrou que 70% das vendas feitas através das redes sociais, no ano passado, foram por meio do Instagram. Isso mostra a força da plataforma na internet e que fazer um bom trabalho dentro dela pode fazer uma diferença grande para o sucesso do seu negócio.
Com as dicas que eu trouxe aqui, sei que a performance no Instagram tende a melhorar, assim como a entrega de suas postagens. Aos poucos, vai perceber que mais pessoas vão ver o que está postando e vão se envolver com as publicações.
Uma vez que você parar de culpar o "fim das curtidas" pelos seus resultados negativos, vai ter mais tempo para focar no que realmente importa: criar conteúdo de valor. Isso é o que faz diferença de verdade para você. Portanto, entenda que o fim das Curtidas não é o fim do mundo. Nem o fim da sua Empresa. O fim só chega quando você deixa de investir em boas estratégias.
Fonte: E-Commerce Brasil - 27/08/2019