A Black Friday acontece no dia 26 de novembro.
Seu e-commerce está preparado para a data mais movimentada do ano?
Como estão os preparativos para a Black Friday da sua loja? Para o ano de 2021, as expectativas são altas no e-commerce. O número de pessoas que compra online durante a Black Friday é superior aos que compram em loja física, gerando grandes oportunidades para quem vende na internet.
Conforme o estudo realizado pela Mindminers, que conversou com 500 pessoas entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro de 2020, 32% dos entrevistados compraram produtos na internet durante a Black Friday 2020, enquanto apenas 8% adquiriram itens tanto em loja física quanto online.
Uma estratégia para potencializar as vendas é utilizar o mês de novembro a favor do negócio. Julia Avida, líder do Ebit|Nielsen, afirma que compras realizadas com descontos reais durante todo o mês de novembro são uma tendência, e as lojas podem aproveitar essa oportunidade para fazer um esquenta para o dia oficial da Black Friday, que neste ano será no dia 26 de novembro.
Uma das maiores vantagens desse comportamento é que, com a distribuição das compras ao longo do mês, fica mais fácil para a loja cuidar do backoffice do seu e-commerce, como a infraestrutura durante a data, controle sobre os estoques e envio ágil dos pedidos recebidos.
Para ter sucesso na Black Friday, seja com vendas espalhadas pelo mês de novembro, seja com foco no dia da Black Friday, todo o cuidado é necessário. É preciso pensar em todos os detalhes, pois eles fazem a diferença na data mais movimentada do ano no e-commerce.
Cuidados com a operação para o sucesso da sua Black FridayA Black Friday 2021 acontece só em novembro, mas você precisa organizar sua loja bem antes da data oficial. Isso porque existe uma série de tarefas que precisam ser realizadas antes de anunciar os produtos com desconto.
O ideal é utilizar um ERP, como o Tiny, para organizar toda a operação, pois ele oferece o suporte necessário para vender online e evitar problemas como falta de mercadorias ou esquecimento de pedidos. Para te ajudar, separamos algumas das rotinas essenciais para manter tudo em ordem, mesmo com a alta demanda.
Integração com os canais de venda Centralizar o backoffice da operação do e-commerce é um dos primeiros cuidados que a empresa precisa ter para que sua Black Friday seja organizada. A integração entre o Tiny e os canais de venda, como plataforma de e-commerce e marketplaces, faz toda a diferença nesta época movimentada nas vendas online.
Com as integrações realizadas, o cadastro dos produtos que está no Tiny pode ser enviado para todos os canais, a atualização de preços é mais fácil e os estoques se mantêm atualizados, evitando a falta de produtos para envio.
Além disso, os pedidos de todos os canais são recebidos no Tiny, as notas fiscais podem ser geradas automaticamente e as etiquetas de envio são facilmente impressas.
Devido à integração, as informações ficam centralizadas no ERP, promovendo organização e agilidade na execução das tarefas.
Escolha dos produtos que vão ser anunciados com desconto
A ideia é movimentar o estoque destes produtos a fim de evitar mercadorias paradas. Mas como saber quais são estes itens? Para isso, use o Giro de Estoque do Tiny, que é um relatório completo sobre a movimentação dos produtos. Ele indica quais itens estão com movimentação normal, baixa ou então, quais produtos estão encalhados e merecem atenção.
Com estas informações, você escolhe os itens corretos para serem anunciados na Black Friday, diminuindo o impacto que a mercadoria parada causa na empresa. Você pode aproveitar e criar kits de produtos para aumentar o ticket médio das vendas e potencializar a movimentação dos itens. Por exemplo: Kit de 2 camisetas ou Tênis + meia.
Dica importante: cuide para não aplicar descontos em itens que já tem uma boa saída com seu preço cheio, pois isso acaba prejudicando seu lucro. A Black Friday precisa ser vantajosa para o cliente, mas também não pode deixar as lojas no vermelho.
Conferência de estoques e atualizações automáticas
É importante conferir seus estoques antes de colocar o desconto em prática, para ter certeza que terá quantidades disponíveis em caso de venda. Imagine vender um produto que está sem estoque para o envio? Como fica a experiência do cliente com a compra? O Tiny é seu aliado nesta tarefa. Faça o inventário do estoque através dos relatórios que o ERP disponibiliza e, após deixar as quantidades corretas no Tiny, as informações são enviadas para todos os canais de venda conectados. |
Com isso, as chances de você vender um produto que está sem estoque disponível para envio é baixa, o que evita problemas com as vendas.
Precificação dos Produtos
Ao mesmo tempo que os descontos devem ser reais para ter resultados positivos nas vendas, o preço final do item ainda precisa ser vantajoso para o lojista, e deve ser calculado a partir de diferentes variáveis, garantindo que sua venda não traga prejuízos para a empresa.
Para cada produto, é preciso saber quanto foi pago por ele, quanto de frete será desembolsado pela empresa ao enviar a mercadoria para o cliente, qual a comissão cobrada pelo canal de venda escolhido, entre outros custos da operação.
Para facilitar o trabalho de precificação, use o Gerenciador de Anúncios do Tiny. Ele foi pensado para que o usuário possa preencher as informações relacionadas a comissão e fretes cobrados, para que possa anunciar com o preço adequado.
O próximo passo é atualizar os preços. O vendedor seleciona o canal de venda, os produtos que deseja criar promoções e escolhe a regra de preço que deve ser aplicada. Quando a Black Friday terminar, é fácil deixar os anúncios novamente com seu preço normal, facilitando o trabalho de atualização.
Veja na prática como funciona o gerenciador de anúncios:
Centralize o recebimento dos pedidos
Se para vender o Tiny já poupa seu trabalho através das integrações, escolha dos produtos e atualizações de preços, é após a conclusão das vendas, quando você precisa organizar o envio dos produtos aos clientes, que o Tiny é essencial para ganhar agilidade.
Com a alta demanda, o recomendado é que todas as vendas sejam recebidas em um mesmo lugar. Com o Tiny integrado aos canais de venda, você mantém as vendas organizadas. Assim, não é necessário acessar diversas telas para verificar o que foi vendido em cada lugar.
As vendas reunidas também otimizam o tempo de envio de cada pedido, pois a emissão das notas e impressão das etiquetas de envio também são rotinas que podem ser feitas dentro do Tiny.
Para operações com alto volume de vendas, o Tiny conta com o recurso de OMS, disponível para os planos Essencial e Grande. O OMS é um orquestrador que recebe os pedidos automaticamente no ERP conforme o período de tempo escolhido, que pode ser a cada 15 minutos (apenas para o plano Grande), 30 minutos, 1 hora ou 2 horas.
Ele reserva os estoques para que o mesmo produto não seja vendido duas vezes e atualiza a situação dos pedidos, assim o vendedor sabe quando pode enviar o pedido ao cliente.
O Michel, da Casa das Capotas, é um case de sucesso do Tiny, e utiliza o OMS no seu dia a dia para otimizar o seu trabalho. “A sincronização automática de pedidos (OMS) é algo bem bacana e faz diferença em nosso dia a dia, pois além de agilizar o processamento de pedidos, consigo manter o estoque dos produtos atualizado em nossos canais de venda, reduzindo a quebra de estoque”, afirma.
Veja na prática como funciona o OMS e aproveite o recurso para otimizar a rotina das vendas.
Emissão de Notas Fiscais
A importância do frete na Black Friday
A logística no e-commerce é parte importante na jornada de compra. O nível de exigência dos consumidores é cada vez maior, e oferecer uma boa opção de frete pode ser um diferencial neste momento de alta nas vendas.
Por isso, pesquise por opções logísticas que entreguem um bom serviço por um preço atrativo. Afinal o cliente pode desistir da compra se o frete acaba sendo mais caro que o preço do produto ou se o custo final da compra ficar muito alto.
Para contornar a situação, opte por soluções logísticas que tenham tabelas de frete, assim você pode utilizá-las no seu e-commerce. Aproveite também para tentar negociar tabelas mais atrativas de preço de frete, assim você pode converter mais vendas e ter mais lucro.
Envio ágil dos pedidos e acompanhamento da entrega
Quando uma compra é feita, o cliente cria uma expectativa, fica ansioso para receber os itens que comprou. O ideal é que o pedido seja enviado o mais rápido possível, para que ele receba sua encomenda dentro do prazo.
Após escolher a logística ideal para o seu negócio, verifique se há integração com o Tiny. Os benefícios variam conforme a solução escolhida, mas entre eles podemos citar a impressão das etiquetas de envio e acompanhamento das entregas dentro do ERP, facilitando seu trabalho.
Uma forma de agilizar o envio dos produtos é utilizar o PrintNode, que é um gerenciador de impressões remotas. Com esse recurso, disponível para os planos Essencial e Grande, o usuário do Tiny realiza a impressão das etiquetas utilizando impressoras que não estão instaladas em sua rede local. Ele agiliza os processos de impressão e automatiza a impressão da DANFE e das etiquetas de envio após a separação completa dos itens.
Nosso cliente Thiago, da Fotolux, utiliza o recurso em sua rotina. “Com a opção do PrintNode, que permite a impressão da nota fiscal e da etiqueta em sequência, e com a bipagem dos códigos de barras, os erros de expedição caíram a praticamente zero”, conta.
Com as etiquetas geradas, a loja consegue enviar as informações de rastreamento para o cliente, para que ele possa acompanhar o andamento da entrega.
Infraestrutura e estabilidade no backoffice
Ele também precisa ter estabilidade no servidor para garantir que a página será capaz de suportar a quantidade maior de acessos. Imagine seu site fora do ar na sexta-feira da Black Friday? Por isso, verifique com a sua plataforma de e-commerce sobre os cuidados especiais que serão tomados para o dia.
Mas não é apenas o seu e-commerce que precisa dar conta do alto fluxo de pedidos. O ERP também deve oferecer toda a segurança nesta época de alta demanda. A estabilidade e disponibilidade do Tiny ERP são pontos essenciais, que são monitorados continuamente, permitindo que o usuário tenha total segurança em seu dia a dia de trabalho.
Nos dias que precedem a Black Friday, nosso time de infraestrutura realiza testes em nossos serviços críticos e trabalha com uma estrutura superdimensionada de servidores, para que o aumento no número de transações deste período não sobrecarregue o sistema, garantindo assim sua estabilidade e disponibilidade.
Adicionalmente, durante a Black Friday, nosso time de infraestrutura e suporte ficam de plantão, monitorando os parâmetros de nossa infraestrutura e serviços, agindo prontamente para sanar qualquer problema apontado por qualquer variação nos indicadores medidos.
Desejamos boas vendas na Black Friday
Isso mostra que a data é importante para quem vende online e pode trazer bons resultados quando é bem aproveitada. É uma ótima oportunidade para aumentar o giro de estoque e o faturamento da empresa. Por isso, prepare-se e aproveite todos os benefícios que a Black Friday pode trazer para o seu negócio.
Conte com o Tiny para preparar a sua operação e garantir uma boa gestão das vendas, que com certeza serão bem intensas no período.
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