Cada vez mais, empreendedores usam aplicativos como aliados para automatizar processos e melhorar o atendimento ao cliente. O whatsapp, por exemplo, está na lista dos apps mais baixados do país - com mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil - e tem ajudado os lojistas a se destacarem no mercado.
Segundo levantamento da Loja Integrada - plataforma gratuita para criação de lojas virtuais com mais 1 milhão de lojas criadas - 51% dos micros e pequenos lojistas virtuais usam o whatsapp como principal canal de atendimento.
A rede social Instagram aparece em segunda posição (18%), seguido pelo chat online (9,3%). A pesquisa foi realizada por meio de formulário online com quase 1 mil lojistas virtuais de todo o país durante os meses abril e maio de 2019.
"O atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais competitivos das lojas virtuais e, por isso, garantir agilidade e eficiência nos contatos é cada vez mais importante. Na Loja Integrada, por exemplo, a equipe de atendimento recebe, mensalmente, em média 7 mil contatos.Os canais mais utilizados para que os lojistas entrem em contato com a empresa são o chat, as redes sociais, como Facebook e Instagram", diz Mariana Tiemi, especialista em comércio eletrônico e Sucesso do Cliente na Loja Integrada.
Ainda de acordo com o levantamento, 61% dos lojistas virtuais usam o whatsapp como canal de vendas e 34,1% para atendimento e dúvidas. A empreendedora Luana Moraes, da loja de jóias Use Miaa, é um exemplo de lojista que viu no app um forte aliado para realizar seu atendimento.
A loja carioca foi fundada em 2016 e hoje atende clientes de todo o Brasil por meio da loja virtual.
"Hoje eu faço praticamente todo o meu atendimento pelo whatsapp. Esse canal me permite mais agilidade para responder meus clientes e por meio dele também consigo realizar vendas, otimizando os resultados do meu e-commerce".