Terrenos em que 'todo mundo sabe tudo', como o da troca de emails de negócios, são os mais cheios de armadilhas - e daquelas que podem custar caro", diz Vivian Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp e diretora da empresa de treinamento executivo VRS Cursos, que há mais de dez anos dá consultoria e coaching na área. |
Vivian lista 4 pontos em que executivos de empresas de todos os portes mais falham ao se comunicar via email. Confira se você já não caiu em um deles:
Talvez se queira pedir aumento de preço ou alterar características de um serviço, mas por receio de "ferir os brios" do outro lado se foca nas frases de cortesia, deixando a mensagem ambígua; outra situação é aquela em que a pessoa de fato não escreve bem - e se torna exercício de adivinhação decifrar o e-mail.
2. Detalhar demais as informações
É um tipo de erro semelhante ao anterior - porém, aqui, a falha se dá pelo excesso. Usando o mesmo exemplo de aumento de preço, depois de 3 parágrafos sobre os por quês, comos e quandos, qualquer um se perde da informação central do e-mail. Se a ideia é se comunicar, isso já não está ocorrendo.
3. Envolver muitos contatos, sem que todos precisem estar em cópia
A pseudo democracia corporativa e o desejo de manter a "todos" informados costuma causar grandes prejuízos - em especial porque o número de interações em uma troca de emails é proporcional à quantidade de pessoas copiadas. Aquela história de perder a última versão de um relatório começa assim.
4. Redigir e-mail com raiva e transparecer esse sentimento no texto
Que deselegância - e acontece com frequência. Depois não adianta reclamar que o cliente ou fornecedor não vai com a sua cara. Na verdade, você "disse" que não gosta dele, e isso é bem difícil de reverter.