Empreender é, antes de tudo, sonhar
Para Ana, o elemento chave para qualquer empreendedor precisa ser o sonho. É o propósito que ele tem, ou seja, o desejo de gerar impacto sobre a vida das pessoas que deve movê-lo. Como exemplo de quem iniciou com um sonho e hoje é uma empreendedora de sucesso, Ana Fontes cita Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos. Ela lembra que a empresária, inicialmente, tinha como objetivo se capacitar para ajudar crianças abandonadas, fundando um orfanato. Essa primeira motivação já revelava o propósito central de Sofia, que era trabalhar para ajudar pessoas.
Nesse sentido, Ana ressalta algumas perguntas que você deve se fazer antes de pensar em criar um negócios:
- Para que você quer empreender?
- O que empreender significa para você?
- Qual o impacto do seu negócio na sua comunidade?
- O que esse negócio significa para sua família?
- Como esse empreendimento vai impactar sua própria vida?
Nesse processo de sonhar e colocar a mão na massa, Ana Fontes ressalta a importância de agregar outras capacidades à de sonhar e ter um objetivo claro, que precisam ser valorizadas pelo empreendedor. São elas:
Resiliência - "Trata-se da capacidade de errar e continuar no caminho. Quando algo abater, você continuar motivado a fazer de novo e não desistir", explica.
Força - Diz respeito a "ter firmeza no propósito, estar bem consigo e organizar bem as pessoas à volta. Você não vai conseguir resistir aos problemas do dia a dia se não for forte", afirma.
meuSucesso.com, 13 de setembro de 2015, às 15h05