Vista como um indutor de crescimento nas empresas, profissionais encaram a nuvem para simplificar operações, desenvolver produtores e obter vantagens competitivas
O mercado de cloud computing (termo em inglês que significa computação em nuvem) tem se mostrado promissor. Pesquisas revelam que o uso de aplicações em nuvem ajuda instituições financeiras, seguradoras e empresas a simplificar operações, desenvolver produtos melhores e entrar com mais rapidez em novos mercados. Além disso, o uso já está sendo incorporado nos novos projetos de investimento em TI.
Um exemplo prático é do profissional que desenvolve materiais publicitários para uma agência de soluções em TI. Andrey Tavares trabalha com arquivos de imagens e tem acesso às nuvens. Segundo ele, esta ação permite modificar a imagem sem ter problemas e o acesso é muito fácil. “É uma ótima opção para poder acessar seus arquivos sem ter que se preocupar com espaço no pen drive ou levar um HD externo. Só precisa de uma banda larga, ou seja, é como se tivesse outro computador a sua disposição”, disse.
Na opinião dele, esta ferramenta é incrível, pois a sincronização dos arquivos é extremamente instantânea; toda modificação, seja em documento, imagem, vídeo, arquivos de música ou arquivos compactados, é feita de imediato durante o processo de upload sem que o usuário perceba e sem atrapalhar a navegação.
“A sincronização interage até mesmo dentro de você. Parece que seus arquivos estão do seu lado a qualquer momento, uma sensação incrível de segurança e praticidade. Todos que se preocupam com agilidade, solução e praticidade deveriam procurar e fazer um teste de pelo menos um mês para se adaptar e conhecer esse universo maravilhoso que são seus arquivos em nuvem”, descreveu Andrey Tavares, ao completar que a solução trouxe agilidade e autonomia no seu trabalho por saber que é possível modificá-lo da rua, pelo smartphone, tablet, etc de forma segura.
Especialistas dizem que empresas e usinas do setor sucroenergético já estão de olho na nuvem própria. Esta é uma das últimas novidades em inovação de virtualização e gerenciamento para melhorar o desempenho, aumentar a eficiência e aprimorar sua infraestrutura. Além disso, é a integração das nuvens ao seu data center, ou seja, uma nuvem privada.
Segundo a especialista e CEO da ERRP, Regina Ramos Pinto, o mercado brasileiro, principalmente no setor de agronegócios, está mais maduro quanto a adoção de computação em nuvem. “Essa estratégia de negócio permite que o cliente tenha muito mais segurança, por meio da terceirização em nuvem dos componentes que demandam a sustentação e operação da TI de uma organização”, explicou.
Storages (NAS) – Uma das vantagens do cloud computing são os backups de arquivos digitais, aumentando assim a segurança nas informações. Tudo isso é armazenado nas storages (NAS), ou servidores compactos. As storages possuem sistema operacional próprio, reduzindo custos com licenças, além de outras aplicações, como firewall (bloqueio antihackers) nativo, antivírus, etc.
“Este modelo é a opção preferida para muitas empresas que atendo, dentro da linha de negócios em TI. Todos concordam que o servidor NAS permite desenvolver funções operacionais rápidas, totalmente gerenciados e em tempo real”, comentou a CEO, Regina Ramos. Quem quiser obter mais informações clique no link: http://www.errp.com.br/cloudstation.html.
Sobre a ERRP: A ERRP Soluções possui especialistas com mais de 20 anos no mercado de TI e tem como missão e propósito oferecer soluções e serviços inteligentes em tecnologia de Informação, comunicação digital, monitoramento de processos em diversas áreas de negócios e segurança em rede. Possui experiência em implantações de sistemas e projetos em áreas administrativas, tecnologia e comunicação em pequenas e médias empresas com soluções unificadas e funcionais visando melhor custo benefício.
Jaqueline Stamato Taube
JSM Comunicação
[email protected]
Skype: jaqueline.stamato
(16) 9 9221.2613